Pedaços de Mim
Precisava juntar meus pedaços, escolhi as palavras...
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos
( o que está com o violão é meu esposo Narcísio Jose e o outro é seu amigo do peito José Humberto)

 
OBS:  Crônica escrita em 2005 para homenagear o amigo do peito de meu esposo ( José Humberto). Nunca vi em toda a minha vida uma amizade tão perfeita e nesse dia do amigo resolvi postar para dizer o que um amigo e uma amizade representa na vida das pessoas.

OUTRA OBSERVAÇÃO: No início da crônica eu disse que não tinha amigos. De fato não tinha. Agora tenho: vocês do recanto. Abraços e até...



AMIGO, IRMÃO...
 
“Você meu amigo de fé meu irmão camarada,
 Amigo de tantos caminhos de tantas jornadas
Cabeça de homem, mas o coração de menino,
Aquele que está do meu lado em qualquer caminhada.”
(...)
(Roberto Carlos)
 
Ainda hoje ouvi essa bela canção. Sempre que a ouço me vem logo à mente a imagem de dois amigos que conheço tão bem quanto essa letra perfeita cantada na voz de nosso rei Roberto Carlos. Há algo nos versos que retratam essas duas almas. É como se ela tivesse sido feita especialmente para simbolizar esta amizade. Nela se expressou tudo o que uma pessoa diria a um amigo de verdade. É preciso sentir uma grande amizade para transpô-la assim em forma de versos ou canção. Mas o que não se faz por um amigo? Por um amigo que sabe ouvir e entender e está sempre presente em todos os momentos. Por um amigo que é capaz de dizer “as verdades com frases abertas”. 
 
Eu nunca tive amigos. E nunca senti toda essa essência de amizade verdadeira. Mas sou testemunha ocular de que ela existe. Ela está bem perto de mim e envolve meu marido e o seu melhor amigo. Eu poderia até dizer o único amigo, porque os demais, ou são colegas ou amigos aos quais jamais se expõe o mais íntimo dos sentimentos. Quase sem perceber fui assistindo a todas as atitudes desses dois amigos que são como irmãos e admirava ainda mais uma amizade verdadeira. E não faz muito tempo eu compreendi essa amizade, embora desde que conheci meu marido ela já existisse. Mas penso que a conheci realmente em algum desses momentos quando se precisa de alguém e ela sem o mínimo interesse se propõe a ajudar.
 
Hoje ouvi a canção de Roberto Carlos e não pude deixar de pensar que a música fora feita sob medida para eles. Foi então que me decidi a escrever alguma coisa que retratasse toda aquela amizade. Nem sabia ao certo o que escreveria. Não queria uma crônica que falasse de amizade simplesmente, mas um conto que falasse um pouco de suas vidas. Na verdade estava tudo expresso na canção de Roberto Carlos. Mas eu queria escrever alguma coisa que nascesse de mim. Ainda que simples... Quis então me perder sim nesses arroubos expressos em letras para descrever toda essa amizade que meus olhos assistem num misto de inveja e admiração. Não nasceu a crônica perfeita, confesso. E o conto não foi exatamente um conto. Uma mistura apenas... Um conto-crônica...
 
E não nego que me senti guerreira no momento em que me incumbi dessa tarefa difícil. Sabia que não seria fácil. E ainda havia aquela velha história de que não se descreve sentimentos. E havia ainda a pobreza de vocabulário de uma pessoa que se aventura a manipular letras. Ainda mais quando se teve como inspiração uma música perfeita de Roberto Carlos. Talvez eu tivesse me intimidado e certamente não chegaria a descrever o ápice dessa amizade, pois ela é perfeita e talvez infinita. Tentarei, contudo...
 
Jovem ainda meu marido veio viver na cidade. Era adolescente e havia perdido a mãe há apenas um ano... Não conhecia ainda os feitiços que envolvem as noites da cidade. Mas conhecera a solidão das tardes vazias sem a mãe e a dureza dos dias que passava a preparar a terra para plantios. Assistira a tudo isso: as sementes serem semeadas. Assistiu-as enquanto germinavam numa fertilidade misteriosa nos elementos terra e água. Contemplou as mesmas sementes crescerem e darem frutos, abastecendo as tuias.
 
De repente sentiu crescer os próprios sonhos. Esses que se semeiam quando a fase infantil se esbarra na adolescência. Mas junto com os sonhos veio a dor de a planta mãe ser ceifada. E conheceu a amargura das saudades. Um ano se passou e depois veio conhecer os mistérios da cidade. E trouxera de seus dias difíceis a alma poeta que jamais se apagou. Nem a dureza do concreto... Mas se realçou na boemia tão sonhada pelos jovens que começam a conhecer as volúpias da vida. Vieram as dezenas de garotas que lhe disputava os beijos e o corpo másculo. Vieram os amigos... Alguns apenas colegas dessas noitadas... Muitas delas regadas ao som do violão, sua primeira paixão no mundo da música.
 
Surgiu, nesse tempo, uma amizade acima de todas as outras. Ela surgiu do nada, sem motivo. Amizade é assim. Ela chega sem ser convidada e fica. Não se explica. Apenas vai crescendo e ganhando confiança. Quando se dá conta, os laços já são fortes o bastante para se dizer o que pensa, falar dos segredos mais íntimos e até defender das travessuras, se for preciso. E nem tinham alguma coisa em comum. Talvez apenas os desejos de aventuras. Essas que começam numa mesa de bar e terminam nas madrugadas entre os lençóis de uma cama ordinária. Nesses momentos cada um seguia seu próprio rumo como um tigre vadio procura a sua tigresa.
 
As façanhas contavam depois entre doses de bebidas e as fugas quase homicidas de pais que ameaçam lavar honras. Um calibre trinta e oito era a segurança quase total do amigo que lhe seguia até em casa nas madrugadas para lhe proteger. Assim como meu marido foi muito travesso e aventureiro. Não tinham limites em suas aventuras. Por diversas vezes se meteram em enrascadas históricas. Mas eles se respeitavam até nesse compartilhar de boemias e segredos. Hoje percebo que eles são assim... Amigos sinceros. Nem a distância, nem o tempo foi capaz de destruir a amizade. Hoje madura, eu diria... Dessas que se aconselham sem críticas. Que não apoia apenas para satisfazer. Que bate nos ombros sorrindo ou chorando, trazendo a certeza de que ainda se vive, ou que tudo tem solução. Foram tantas as vezes que meu marido precisou dele e ele estendeu a mão e mostrou realmente sua amizade.
 
Mas depois da fase de aventuras, um dia o amigo partiu buscando talvez um ideal ou fugindo da realidade que já não o satisfazia. Mas lutara muito. Assim como meu marido teve muito pouco, financeiramente, durante algum tempo. As suas histórias hoje nos são contadas por sua mulher que lhe fizera fincar raízes. Afinal encontrara o amor que faz o homem deixar de ser nômade e boêmio. Ainda assim viveu muitas histórias e sofrimentos. Até que um dia retornou à terra Natal nesses momentos de angústia pela sobrevivência, quando já se tem uma prole para sustentar. Nesse tempo, sempre que vinha a cidade, procurava meu marido reavivando a antiga amizade que apenas adormecera nas lutas pela vida. E passavam as tardes a conversar. Talvez falasse das lembranças... Ou dos sonhos. Mas os sonhos agora valiam mais do que as lembranças e lutara muito por eles. E a amizade era mais do que nunca verdadeira.
 
Na sua amizade coube de presente um terço do dinheiro para comprar o fusca tão sonhado por meu marido. Essa promessa, ele fez enquanto bebericava uma aguardente numa tarde qualquer, quando ainda era um simples garimpeiro em busca da tão sonhada pedra. Prometera que se a encontrasse ajudaria a comprar um carro. Não demorou muito. Numa dessas mesmas tardes aparecera em nossa casa em um modelo de carrão prateado. Não foi difícil deduzir que encontrara a famosa pedra tão sonhada. Ficara rico. Só não perdera o jeito simples de ser, embora gostasse das boas coisas da vida. Vieram para a cidade. Foi então que conhecemos sua mulher e seu filho que passou a chamar meu marido de tio. Como prometera ganhamos o dinheiro para comprar o Fusca.
 
Meu marido passou a fazer parte de sua família. Nesses almoços domingueiros, festas de aniversário... Estava sempre presente como se fosse de sangue os laços que os unia. Mas eram irmãos, eu diria. Esse sentimento fraternal escolhido pelo coração. Algum tempo depois, vi essa amizade exposta em lágrimas ocultas quando meu marido sofreu um infarto. Como nos contara sua mulher, naquele dia, quando meu marido partira numa ambulância, ele se fechou no quarto e derramou lágrimas ao amigo. Ele não sabe que conhecemos essas lágrimas derramadas. Só um amigo de verdade é capaz de chorar pelo outro. Fazer seus, os sentimentos do outro. Felizmente meu marido sobreviveu e ele mesmo nos foi buscar na cidade vizinha. Mais uma de suas delicadezas.
 
Algum tempo depois, nos deu a honra de batizarmos sua filhinha. Momentos importantes reservados apenas aos parentes. Mas ele quis que fosse meu marido o padrinho daquela linda menina, a qual amamos antes mesmo de nascer e que meu marido fora o primeiro a conhecer antes mesmo de toda a família. E agora posso até confessar: já adivinhávamos que seríamos os padrinhos, porque não existia afeição maior por aquela menina, cuja gestação acompanhamos e cujo sofrimento foi maior quando tivera seus problemas de saúde ainda recém-nascida. São tantos os motivos. Até receio que não haja palavras que os descreva. Mas amizade não tem motivo suficiente. Simplesmente chega e fica. Não foi isso que disse no início?
 
A amizade entre eles depois de todo esse tempo ainda se fortaleceu ainda mais, apesar de ter partido novamente. Partira logo depois do batizado de sua filha e deixou para nós além do vazio de suas presenças, uma velha mesa que meu marido reformou e a sua velha mãe, em cuja presença meu marido lamenta a ausência e a saudade do amigo, enquanto ouve também suas mágoas de mãe que nunca se conformara com a partida. Mas a distância não é páreo para uma grande amizade. Tenho percebido isso. Amizade é assim. Não se compra ou se vende. Ela chega, conquista-se e fica. Para ser fortalecida, ela precisa apenas ser humana. Ter coração. Não precisa ser medida em palavras ou distâncias. De uma coisa eu tenho certeza. A amizade é necessária na vida de uma pessoa. Ela é fundamental. É uma força permanente que dá a certeza de ter sempre uma âncora nos momentos de tempestade.
 
Certamente meu marido diria essas mesmas palavras. Mas talvez as dissesse em forma de canção como Roberto Carlos. Eu preferi a prosa, ainda que na pobreza de vocabulário. Mas certamente todas as palavras teriam a mesma essência. Porque estariam descrevendo uma amizade perfeita. E o que diríamos afinal? Que palavras não bastam e não retribui todo o bem que ele já nos fez. Mas amizade não tem preço. Tudo o que queremos então é desejar a ele o melhor e mais sublime que a vida pode oferecer. Porque ninguém merece tanto quanto ele merece.
 
 
Sonia de Fátima Machado Silva
Enviado por Sonia de Fátima Machado Silva em 20/07/2012
Comentários