Pedaços de Mim
Precisava juntar meus pedaços, escolhi as palavras...
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos

 

Manhã clara

 

No cerrado

“ fava d’ anta”,

animal mesmo nenhum.

 

 


 

IMAGEM: Acervo próprio. clicado em novembro 2023 na fazenda de meu irmão.

SOBRE A IMAGEM :  Essa planta da família das leguminosas tem duas espécies popularmente conhecidas como fava d’anta, favela, fava de arara, falso-barbatimão ou faveira. Pela ciência elas são conhecidas como Dimorphandra mollis e Dimorphandra gardneriana.

 

 


 

 

Floresce

 

Pau-terra,

amarelo- ouro

no cerrado

 

 


IMAGEM: Acervo próprio. clicado em novembro 2023 na fazenda de meu irmão.

SOBRE A IMAGEM: Nomes comuns dessa planta: pau- terra, pau-terra-grande, pau-terra-mirim, pau-terrinha, ariauá, quatá-quiçaua.  O nome científico é Qualea parviflora.É uma espécie nativa do Cerrado. Atinge uma altura média de 6 m, podendo atingir 15 m.

 

 


 

Imagine

 

Meu espanto?

No cerreado

“Pau- santo”

 

 


IMAGEM: Acervo próprio. clicado em novembro 2023 na fazenda de meu irmão.

SOBRE A IMAGEM: Nome científico dessa planta é Kielmeyera coriacea é uma planta arbórea encontrada em regiões de cerrado. Contém diversas xantonas (substâncias medicinais). É uma das espécies conhecidas vulgarmente como pau-santo.

 

 


 

 

Don Bernardo

 

Chapéu de couro

do cerrado,

“Douradão”

 


IMAGEM: Acervo próprio. clicado em novembro 2023 na fazenda de meu irmão.

SOBRE A IMAGEM: O nome científico dessa planta é Paulicourea rígida.  Os nomes populares são Don Bernardo, Douradinha, Douradão, Galoína, Bate caixa, Gritadeira, Chapéu de couro do cerrado. Aparência mais marcante desta planta é as folhas coriáceas, ou seja, duras com couro. Pode atingir até 3 metros de altura.

 


 

 

JUSTIFICATIVAS

 

Olá caros amigos recantistas. Eu sempre sumindo não é? Dessa vez estou envolvida com um projeto de cultura rrlacionado â Lei Paulo Gustavo e tem em tomado bastante tempo. ainda falta muito para terminar. assim que estiver tudo ok, vou publicar aqui também. E  também estive na roça e andei fotografando coisas do cerrado. Adoro. Vou criando uns poetrix para minhas fotos e postando aos poucos porque é bastante. Como sou curiosa andei pesquisando sobre cada planta, porque tem umas que não conheço. e assim partilho com vocês as imagens, os poetrix e as explicações resumidas que descobri sobre cada planta de nosso cerrado. Espero que gostem. Abraços e até mais.

 


 

Sonia de Fátima Machado Silva
Enviado por Sonia de Fátima Machado Silva em 01/12/2023
Alterado em 01/12/2023
Comentários