Pedaços de Mim
Precisava juntar meus pedaços, escolhi as palavras...
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos
MAIS TRÊS HAICAIS DE PRIMAVERA
( todos referente a momentos únicos meus que compartilho aqui)





       Campo verdejante-
       Balouça bela calliandra,
       rubra e solitária.








          “Dormideira” acorda
          ao calor da primavera-
          sensível e pudica.








             Floresce uma estrela-
             a turnera longiflora,
             vermelha e primaveril.




( Imagens da autora)


Imagem 01: de uma calliandra clicada esse mês se setembro/2013 no cerrado próximo a fazenda de meu pai. O cerrado ainda estava um pouco seco, pois ainda não havia chovido e a luz do sol quente da tarde não favoreceu muito o ângulo fotográfico.  Segundo pesquisa na Web essa flor é um gênero botânico  conhecido  como Calliandra dysantha da familia Leguminosa. Também chamada popularmente de  flor-do-capeta, flor-do-cerrado ou ciganinha. Em minha localidade e nos tempos de minha infância a gente a chamava de flor-do- capeta  e eu tinha um receio enorme de colher dessa flor. Hoje a acho maravilhosa.
 
Imagem 02:  de uma dormideira ou sensitiva clicada ano passado no cerrado da fazenda de meu pai quando os campos já estavam bem verdes. Segundo pesquisas na web, essa flor é também conhecida como dorme-dorme (Mimosa pudica L.)  e é um pequeno arbusto perene da América tropical, pertencente à família das ervilhas. Este nome é devido à forma como os folíolos das folhas se juntam quando ela é tocada ou exposta ao calor, fenômeno chamado de sismonastia. Quando criança adorava tocar as folhas só para observar como elas de fechavam. Achava isso muito interessante. Muita linda, pudica e mimosa.
 
Imagem 03: de uma turnera longiflora, nome que só descobri esses dias numa luta ferrenha para descobrir o nome dessa linda flor vermelha que cliquei também ano passado no cerrado da fazenda de meu pai. Segundo descobri pela web, essa flor de nome estranho  é nativa  endêmica do Brasil, conhecida pelas flores vermelho-alaranjadas muito atrativas, ocorre apenas nos Estados de Goiás, Minas. Foi só o que decobri.
 
Por fim, esses clicks e essas lindas flores foram momentos tão meus que não pude deixar de transformá-los em haicais. Clicks não foram suficientes, era preciso também palavras para compartilhar com meus amigos tão queridos. 
 
Sonia de Fátima Machado Silva e Web
Enviado por Sonia de Fátima Machado Silva em 28/09/2013
Comentários