Pedaços de Mim
Precisava juntar meus pedaços, escolhi as palavras...
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos
APRENDA A DIZER NÃO
 
Oi caros amigos, boa tarde. Antes de tudo quero pedir desculpas pelo texto longo.  Não sou muito objetiva quando escrevo. Rsrsrs Estão acostumados com textos pequenos e de fato às vezes temos preguiça de ler algo longo demais. Talvez por falta de tempo e também talvez porque palavras são apenas palavras e elas não mudarão ninguém certamente. Na verdade de muitas palavras poucas são aproveitadas.  Mas espero que possam ler até o fim porque é algo que precisamos refletir em nossas vidas.
Há um tempo queria falar algo aqui. O que quero dizer é algo sobre pessoas que manipulam os outros ou que se deixam manipular. Algo que tenho aprendido desde que passei a frequentar o grupo de autoajuda chamado de “Amor Exigente”.  Para quem não sabe é um grupo que ajuda as famílias de dependentes de drogas ou alcoolismo a sair do seu estado de codependência.  Mas o que aprendemos lá serve pra qualquer um que também não tenha esse tipo de problema.
 Bem, para quem não sabe, nós que temos alguém da família com esse problema, nos tornamos codependentes da pessoa usuária e em razão disso nos tornamos doentes. É uma terrível doença tanto quanto a dependência porque ela afeta o nosso espiritual principalmente e as sequelas podem ser irreversíveis.   Mas resolvi falar mesmo foi pela questão que envolve pessoas manipuladoras e manipuladas nesse mundo das dependências. Porque o dependente é manipulador e manipula todos à sua volta pra conseguir manter o seu vício. Manipula com chantagens, ameaças e muitas outras coisas. E nós codependentes nos deixamos manipular por diversas razões e uma delas é o medo de perder algo.
Sou uma dessas pessoas que se deixa manipular, tenho essa fraqueza, infelizmente. Primeiro fui porque sou superprotetora, fazia tudo pra meu esposo. Fiz isso desde que nos casamos e ele se acomodou e aprendeu que para conseguir as coisas bastava me chantagear. Eu até pagava pelos erros dele quando batia o carro ou quando tinha que pagar uma multa maluca por dirigir bêbado (um terrível erro meu) e depois continuei me deixando manipular por medo. Medo de perder as poucas coisas de casa. Medo de perder a vida.  Então eu facilitava a bebida pra ele pra me livrar dessas coisas. Ledo engano, eu aumentava ainda mais o problema. Porque quando bebia ficava violento e eu corria até risco de vida.  Muitas coisas terríveis aconteceram. Sem contar que cada vez mais ele tinha dificuldade de andar. Resultado: o alcoolismo estava destruindo ele e me destruindo. De fato vivi um grande tormento que me adoeceu espiritualmente e o que é pior me enchia de culpa cada vez mais.  Muitas culpas e uma delas era justamente se deixar manipular. Eu não sabia dizer não.
Então é sobre a sobre a manipulação que quero falar. E o que contei antes sobre mim foi só para vocês terem uma ideia do que isso pode levar a acontecer e talvez possamos prevenir. Aliás, a melhor forma é prevenir, porque depois que o problema se alastra e a pessoa manipuladora descobre nossas fraquezas pode ser tarde e muito dolorido. Isso acontece não é só no alcoolismo não. As pessoas são manipuladas de diversas formas para conseguir seus objetivos, principalmente quando descobrem o ponto fraco das pessoas.  Ai eles manipulam com ameaças, charme, chantagem...   Os mais terríveis são as manipulações impositivas que é quando o manipulador tenta convencer a pessoa por meio da força ou ameaça. Através de gritos, ameaça ou crítica a pessoa faz com que alguém faça o que ele quer. Seja para conseguir algo ou para impedir que se faça algo. São filhos que manipulam pais, pais manipulam filhos, amigos manipulam amigos, esposas e esposos... Enfim, o mundo é mesmo da manipulação, infelizmente.   Todos nós temos esse comportamento manipulador em algum momento. E os manipulados por medo de perderem  as coisas ou pessoas que amam vão cedendo, cedendo... E quando nos deixamos manipular estamos contribuindo para tragédias, violências e muitas dores piores.
É preciso aprender a dizer não. Apenas essa palavra. Eu sei. Muito difícil né? Muito mesmo. Mas agora me dói muito não ter dito ela antes e quero aprender porque vou precisar daqui a quatro meses quando meu esposo sair da clínica de reabilitação. Ai Deus ajude-me.
Reverter a situação manipuladora pode ser muito dolorido porque talvez precisemos ser mais fortes do que já tentamos ser e talvez muito duros.  Precisamos renunciar e talvez até cortar laços. Rezar apenas por alguém não é suficiente. Tem coisas que só atitudes resolvem. Porque tem gente que diz: “reze pra ela coitada”. Sim rezemos também. Mas oração também é ação.  Precisamos mostrar atitudes que a levem a compreender. Claro não mudaremos ninguém e nem temos obrigação disso, a não ser uma criança até os dez anos de idade, porque depois dessa idade não tem mais como, pois ela já tem suas vontades próprias. Porque só a gente mesmo pode mudar a gente. Mas nossas atitudes diante do outro pode sim influenciar ele a mudar, a refletir seus comportamentos.
Então é preciso que nós saibamos que não há problema algum em dizer “não”. É muito mais dolorido saber que as pessoas nos manipulam porque nós deixamos. Porque somos fracos. É muito triste ver pais se curvarem diante do filho que pede, por exemplo, um celular top de linha, uma pasta escolar de quase mil reais... Ver pais deixarem de ter a sua vida pra satisfazer o filho. Ver pessoas deixarem de ter a sua vida, sair, viajar, comprar coisas, apenas para satisfazer aos outros ou por medo.
Amar não é dizer sempre sim.  Melhor ver um filho chorar hoje por ter recebido um não e talvez uma televisão quebrada por um alcoólatra.  Ai nem me lembre isso. Não é fácil. Nunca vai ser fácil. Mas é preciso. Hoje sei que é preciso saber dizer não...  Deus nos dê força necessária.
Gente desculpe pelo tamanho do texto mais uma vez. Mas tem coisas que precisam ser refletidas não tem jeito. Precisamos tirar tempo para a formação do nosso eu e só assim o mundo terá mais paz. Quem quiser procure o grupo “ Amor Exigente” para aprender coisas incríveis para lidar com as pessoas que ama e consigo mesmo.
 Abração para todos.


( Imagem: sou eu rsrsrs)
Sonia de Fátima Machado Silva
Enviado por Sonia de Fátima Machado Silva em 13/06/2016
Alterado em 13/06/2016
Comentários