Pedaços de Mim
Precisava juntar meus pedaços, escolhi as palavras...
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos
1977...
Presidente Ernesto Geisel sanciona a lei, que cria o Estado do Mato Grosso do Sul...
Presidente Ernesto Geisel sanciona a lei, que regulamenta o divórcio....
Eleição da primeira mulher na Academia Brasileira de Letras, a escritora Rachel de Queiroz...
Estreia Os Trapalhões e Sítio do Pica-pau Amarelo.
Chegava aos cinemas o primeiro filme da série “Guerra nas Estrelas”...
Elvis Presley, o "rei do rock and roll", morre em sua casa em Graceland aos 42 anos
Pelé joga seu último jogo de futebol profissional pelo New York Cosmos...
Morre Clarice Lispector, escritora ucraniano-brasileira...
Morre Charlie Chaplin, ator, diretor, roteirista, cantor e dançarino, um dos atores mais famosos do período conhecido como Era de Ouro...
Enquanto essas e outras coisas acontecem, uma menina de 14 anos desenha o croqui de uma saia... Um sonho Jeans visto, talvez, na tela de uma televisão ou revista quando ia na cidade. Raramente. Era seu primeiro jeans, sete anos depois do Jeans ser colocado pela primeira vez nas passarelas  pelo estilista Calvin Klein, seu grande feito de caráter democrático do mundo da moda, ou seja, vestia tanto o pobre quanto o rico.
A saia Jeans do croqui era o segundo sonho de consumo da menina. O primeiro sonho de consumo é outra linda história( não vem ao caso agora).
E a menina, olhos ansiosos, via surgir seu primeiro jeans das mãos habilidosas de sua mãe. O Jeans comprado pronto era algo distante de suas posses.
E finalmente lá estava a saia prontinha e linda...
Veio o Natal, e a menina vestiu sua saia para comemorar com a família inteira no salão do velho Casarão dos avós paternos .
Embora a era da música disco (também conhecida em inglês disco music ou, em francês, discothèque estivesse já no final , foi ao som dela que a família embalou o Natal a noite toda ali naquele enorme salão com pisos de tábuas.
Dessa forma, também tardiamente , a menina, metida na sua saia jeans conheceu Donna Summer, Bee Gees, KC and the Sunshine Band, ABBA... 
Foi o melhor Natal de sua vida...
2020... Quase 43 anos depois...
Revirando velhos guardados de receitas de sua Mãe(in memoriam), lá estava na última página de um caderno o famoso croqui e em torno dele um filme, cuja protagonista era uma menina sonhadora e seu primeiro Jeans...
 


 



 
IMAGEM: clicada em maio de 2020. O desenho da imagem fui eu quem fiz há 43 anos como roteiro para minha mãe costurar para mim uma saia jeans. Revirando os cadernos de receitas de minha mãe encontrei o desenho  do qual nem mais me lembrava. Foi uma emoção tão grande e um filme passou inteiro pela minha cabeça. Ah! Tempinho bom... Nessa história ainda tem muito mais como o fato de no outro dia ter bebido vinho a primeira vez e cantado também a primeira vez acompanhada por um violão. Muita, muita emoção relembrar tudo isso. Não tenho fotos desse tempo. Era muito raro fotografar. Uma pena. Enfim, daria um livro esse Natal de 1977.


 




Sonia de Fátima Machado Silva
Enviado por Sonia de Fátima Machado Silva em 12/07/2020
Alterado em 12/07/2020
Comentários