Pedaços de Mim
Precisava juntar meus pedaços, escolhi as palavras...
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos
Clube dos Insetos: O Vídeo da Lagarta dançante

QUEM COME FOLHAS É LAGARTA
   
     Alguém já ouviu dizer que quem come folha é lagarta? Então. Isso é a mais pura verdade. A alimentação da lagarta é baseada em folhas e sua voracidade pode levá-la a devorar uma horta inteira.

     Baseando-se nessa tese dá para imaginar como me sinto esses dias, pois, tenho devorado folhas de hortaliças das mais diversas espécies e cores que vão do verde claro ao verde escuro. Nunca fiz tanto isso em um mês do que ao longo de meus cinquenta e sete anos.
      Quando me mudei para minha casa própria há dois meses, decidi plantar uma pequena hortaliça. Antes mesmo da reforma da casa o projeto da horta no cantinho do muro já estava prontinho em minha cabeça. Eu ficava ansiosa mais em começar a semear do que propriamente terminar a reforma.
     Tenho receio de que no fundo eu tenha DNA de lagarta porque nada me faz tão feliz do que olhar pela janela da cozinha e ver minha horta já toda verdinha e produzindo cada vez mais folhas. Pois vou confessar, os tubérculos de minha horta não foram tão felizes na produção quanto as folhas.
     Todas as manhãs o ritual que mais gosto é aguar minhas hortaliças que cresceram todas embatumadas, pois não tenho experiência em plantio.  Dessa forma, acelgas brigam por espaço com alfaces, com rúculas e chicórias. Mas não posso evitar uma sensação de triunfo e de gratidão. Afinal estou colhendo o que plantei. E comendo.
     Nos últimos dias não teve um almoço ou jantar em minha casa que não tivesse folhas.  Não sei se isso é bom ou ruim.  Mas segundo uma médica americana, uma tal de Kate Geagan, quem deseja emagrecer precisa comer mais folhas.  De acordo com ela as pessoas que seguem uma dieta à base de folhas estão menos propensos a sofrer com excesso de peso e tem menos chances de desenvolver síndrome metabólica.
     Na verdade tenho minhas dúvidas quanto a esse método, pois, quando observo as lagartas, percebo que todas elas são bem gordinhas e que seus corpos chegam a fazer dobrinhas. Algumas custam até a se locomoverem de tão roliças. Será que foi por isso que engordei um quilo e meio depois que minha horta começou a produzir?
     Porém, uma coisa é certa: quem come folhas é alguém de fibra. É capaz de vencer qualquer desafio. Imagine um prato enfeitado de verde na sua frente. Aliás, verde é vida. É equilíbrio.
     Prós e contras à parte, eu, amo uma salada de folhas. E quando a gente ama alguma coisa a gente sempre quer compartilhar.  Na verdade é preciso compartilhar. Senão que sentido tem? Não é isso que fazemos, principalmente nas redes sociais?
     Foi por isso que colhi alfaces, rúculas e chicórias e coloquei tudo numa bacia enorme e levei tudo para meus irmãos. As lagartas que gostam de folhas nunca estão sozinhas. Já percebi isso nas folhas de couve. 
Sabe de uma coisa? Tenho certeza que as lagartas são felizes. São tão felizes que algumas se transformam em borboletas. Antes, porém, que isso aconteça, elas comem folhas durante meses, para crescerem e guardarem energias. É nesse estágio que elas produzem o fio de seda. Logo depois criam asas. Não sei se seria esse o meu caso.
 

 
Sonia de Fátima Machado Silva
Enviado por Sonia de Fátima Machado Silva em 08/09/2021
Comentários