Pedaços de Mim
Precisava juntar meus pedaços, escolhi as palavras...
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos

    

 

     

 

     Ontem foi um dia especial. Ontem? Mas porque só hoje venho aqui escrever isso?  Porque ontem eu estava tão emocionada que apaguei durante o dia  e quando acordei tive que ir cuidar de minha horta.

O fato é que hoje é que resolvi escrever. Penso que é porque ontem eu falei para uma  turma de cem adolescentes que é fundamental escrever. Escrever qualquer coisa. Para criar o hábito entende? Ler e escrever de verdade só acontece quando a gente cria o hábito. Isso não é fácil no mundo tecnológico em que vivemos, mas é preciso saber conciliar porque a leitura e escrita é um processo  de reflexão e análise que nos leva de encontro ao conhecimento, à transformação da mente, ao exercício pleno da cidadania e um monte de outras coisas.

     E ai fiquei refletindo porque já faz um tempo que não escrevo. Então cá estou...

Ontem eu participei de uma roda de conversa na casa da Cultura de minha cidade.  Foi um projeto  criado pelos diretores e bibliotecários  da Casa da Cultura  visando aproximar os estudantes adolecentes da Literatura. Por isso nessa Roda de Conversa , estavam presentes, além dos cem estudantes, alguns escritores de minha cidade, inclusive eu. O intuito era partilhar com os estudantes nossas experiências em leitura e escrita literária e incentivá-los. Até porque é preciso pensar no amanhã. Nos poetas e escritores que virão. É preciso despertar isso sem demora.

     Foi um momento especial de muito aprendizado e partilha. Fiquei encantada com as histórias de meus colegas poetas e escritores e as perguntas pertinentes dos estudantes. Um deles, por exemplo, questionou que a poesia iria morrer em razão do mundo tecnológico. Mas um escritor presente respondeu para ele que a poesia jamais iria morrer. Ela só iria mudar, talvez, a forma de se apresentar. Disse ainda que ela não morreria  porque ela está em tudo que existe e que as  palavras são apenas uma forma de expressá-la

Eu fiquei perscrutando cada rosto estudantil ali presente e me perguntando: qual deles, talvez , se tornaria poeta algum dia? Espero que possam nascer muitos e talentosos poetas para que a poesia possa ser a cada dia renovada.

     Bem, esse ano, por incrível que pareça fui reconhecida em minha cidade como escritora e poeta e todos os meus livros agora estão lá na Biblioteca da Casa da Cultura. Eu me senti muito honrada com isso e nem tenho palavras para expressar direito tudo que sinto. Nossa, isso é o máximo para mim. Acho que eu precisava escrever isso aqui, pois onde mais eu poderia partilhar minhas alegrias desse mundo mágico que é a literatura? O Recanto é meu divã. Sempre disse isso. E ainda que eu me ausente por algum tempo, volta e meia aqui estou porque amo esse espaço e todos meus amigos.

 

Aos poetas  desse Recanto desejo( atrasada) um feliz dia do poeta que foi dia 20. Na verdade, todo dia é nosso.

 


A imagem é da lembrança que ganhei na roda de conversa de ontem.  Nada mais lindo que uma caneta, símbolo da escrita e ainda com  meu nome

 


 

Sonia de Fátima Machado Silva
Enviado por Sonia de Fátima Machado Silva em 23/10/2021
Comentários